Isaac Newton

Isaac Newton foi um dos principais físicos, matemáticos, filósofos e alquimistas da história, Isaac Newton deixou estudos e teorias que são utilizados até hoje no mundo todo. Suas obras são referências fundamentais para o estudo da matemática e da física. Entre suas principais teorias estão a lei da gravitação universal e as famosas leis de Newton. Isaac Newton nasceu na vila Woolsthorpe-by-Colsterworth, localizada em Lincolnshire, na Inglaterra, em 25 de dezembro de 1642, de acordo com o calendário juliano, que era usado na época. Isaac Newton é considerado um dos maiores gênios de sua época.

Aos 18 anos, Newton foi aceito no Trinity College, em Cambridge. Na época, somente jovens de famílias muito ricas estudavam no local, e Newton, mesmo vindo de uma família bem estruturada financeiramente, ainda era considerado um estudante pobre e teve que assumir a posição de subsizar. com isso, ele trabalhava servindo refeições, limpando as acomodações de outros estudantes e coisas do tipo para manter seus estudos. Esse fator também contribuiu para que ele continuasse sendo uma pessoa solitária e isolada, não chegando a fazer amizades relevantes nessa época. Passados alguns anos, ele conseguiu uma bolsa de estudos na renomada Universidade de Cambridge. Nessa época, ele passou a ser admirado por professores, principalmente por Isaac Barrow, que ocupava a cátedra lucasiana.

A Inglaterra sofreu com a peste negra em meados de 1660, com isso a Universidade de Cambridge foi fechada e Newton voltou para Woolsthorpe. O período foi considerado muito produtivo para os seus estudos. Nessa época, ele realizou anotações diversas com informações sobre ópticamecânica e gravitação. Tratando-se ou não de uma lenda ou um fato, a história mais conhecida sobre a lei da gravidade narra sobre uma maçã que caiu de uma árvore em cima da cabeça de Newton, com isso, ele refletiu sobre a razão da fruta ter caído em direção à terra e não o oposto.

Passado o período de surto da peste negra na Inglaterra, Newton voltou para Cambridge, participou de um concurso e tornou-se professor. Após poucos anos, Barrow resolveu renunciar à cátedra lucasiana e indicou Newton para ocupar o lugar. Em 1969, Newton tornou-se professor lucasiano de matemática. Além disso, fez alguns amigos durante o período, continuou os estudos nas áreas de óptica e mecânica e publicou trabalhos importantes. No entanto, nos últimos anos de vida, seus estudos foram dedicados à alquimia e a questões relacionadas a Deus. Já com quase 50 anos e com a Universidade de Cambridge passando por complicações financeiras, Newton voltou-se para outros trabalhos em Londres e foi eleito presidente da Royal Society. Isaac Newton morreu em março de 1727, aos 84 anos, com complicações renais.

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marie Crous