Galileu Galilei


Galileu Galilei (1564 - 1642)

 Galileu Galilei – Wikipédia, a enciclopédia livre

    Desde o século XIV, a proeminência comercial das cidades italianas trouxe o desenvolvimento e permitiu o enriquecimento de grupos ligados ás atividades comerciais e financeiras. Mais dinheiro e  tambem conhecimentos circulavam pelas cidades, e os habitantes começaram buscar liberdade de pensamento, o que proporcionou mudanças na mentalidade do homem medieval. Essa mudança que se irradiava da Itália para o resto da Europa assinalava a transição de Idade Média para Idade Moderna. 

    O uso do pensamento matemático e cientifico para explicar a natureza, os estudos sobre anatomia  e a invenção da imprensa são alguns dos avanços do período na Europa. O contato com povos de outros continentes trazia novos conhecimentos e impulsionava novos experimentos.

    Um dos homens que buscavam explicações cientificas sobre o mundo era Galileu Galilei, também chamado carinhosamente de mensageiro das estrelas. Nascido em 15 de fevereiro de 1564, no campo, perto da cidade de Pisa, galileu estudou medicina, filosofia, matemática e astronomia. 

    Em 1585, Galileu Galilei resolveu abandonar os estudos de Medicina para se dedicar exclusivamente ao estudo da Matemática. Nesse mesmo ano, recebeu o convite para lecionar em Florença, onde se destacou por pesquisas em geometria. Em 1589, foi convidado para lecionar Matemática na Universidade de Pisa. Com 25 anos, Galileu não era bem visto pelos outros professores. Não tinha o título universitário e ousava por em dúvida a Ciência de Aristóteles.

    Em 1591, depois de intrigas e disputas, com os adeptos de Aristóteles, Galileu perdeu o posto de professor. Em 1592, através da indicação do senado de Veneza, Galileu é nomeado para lecionar Matemática na Universidade de Pádua. Durante 18 anos em Pádua, além das pesquisas em dinâmica, de que resultou a sua lei do movimento, procurou resolver importante problema militar, que consistia em prever a trajetória de uma bala de canhão. Fez importantes descobertas astronômicas através da observação direta dos astros com sua luneta.

    Em 1609, ele construiu um telescópio baseado no que fora inventado algum tempo antes por Hans Lippershey (1570-1619), na Holanda. Apontando seu telescópio para o céu, Galileu viu objetos que ninguém jamais havia observado antes. Em 7 de janeiro de 1610, ele descobriu Io, Europa, Ganimedes e Calisto, as quatro maiores luas de Júpiter. Três delas, aliás, são maiores até do que a Lua que órbita ao redor de nosso planeta.

   Galileu afirmou que Júpiter, assim como Marte e Vênus, era um corpo esférico. Ele também investigou Saturno. Em cada lado do planeta, ele observou o que pareciam ser duas luas que nunca mudavam de posição. Mas o que ele realmente vira foram as bordas do grande sistema de anéis de Saturno. Com seu telescópio, Galileu pôde ver os anéis, mas seu instrumento não era tão preciso para determinar exatamente o que eram aqueles pontos. Ele também estudou a superfície da Lua e descobriu manchas na superfície do Sol, o que ajudou a provar que a estrela também girava sobre um eixo.

    Dentre os inventos de Galileu estão o Relógio de pêndulo,  Termômetro, Telescópio e  o Compasso, podemos ver que Galileu era uma mente brilhante que revolucionava a ciência da sua época e com suas teorias e ideias auxiliou no crescimento exponencial do homem ao momento que estamos hoje. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marie Crous

Leonardo Fibonacci