Leonardo Fibonacci

Leonardo Fibonacci (1170 - 1240)

 Grandes nomes da ciência | Fibonacci e a proporção áurea


    Leonardo Fibonacci, tambem conhecido como Leonardo de Pisa ou como muitos são o chamam "Fibonacci", nasceu em 1170, na cidade de Pisa na  Itália, o mesmo foi considerado o primeiro grande matemático europeu na idade média, e representou um papel importante revivendo matemáticas antigas e fazendo contribuições significantes. 

    O nome Fibonacci  em si já relembra uma de suas maiores contribuições que se trata da "Sequencia de Fibonacci", que é uma sucessão de números que, misteriosamente, aparece em muitos fenômenos da natureza, ela é infinita e começa com 0 e 1, já os números seguintes são sempre a soma dos dois números anteriores, portanto, depois de 0 e 1, vêm 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34 e por ai vai...

    Uma curiosidade é que essa sequencia tambem estabelece a chamada "proporção áurea" que é o numero de ouro ou tambem conhecido como "numero de Deus", pois o mesmo se repete em vários elementos da natureza e do universo, entre muitos exemplos estão: o crescimento de uma babosa espiralada ou uma galáxia espiralada em expansão, e essa proporção áurea é muito usada na arte, na arquitetura e no design por ser considerada agradável aos olhos. Seu valor é de 1,618 e, quanto mais você avança na sequência de Fibonacci, mais a divisão entre um termo e seu  seu antecessor se aproxima desse número. Logo abaixo esta a representação da espiral usando a proporção áurea:


Fibonacci_Spiral_GeoGebra


Em termos matemáticos, a sequência é definida recursivamente pela fórmula abaixo:


F(n) = \left\{ \begin{matrix}
              0\,,\qquad\qquad\qquad\quad\,\ \ \,&&\mbox{se
              }n=0\,;\ \ \\
              1,\qquad\qquad\qquad\qquad\,&&\mbox{se }n=1;\ \
              \,\\ F(n-1)+F(n-2)&&\mbox{outros casos.}
              \end{matrix} \right.


  A sequência de Fibonacci tem aplicações na análise de mercados financeiros, na ciência da computação e na teoria de jogos. Também aparece em configurações biológicas, como, por exemplo, na disposição dos galhos das árvores ou das folhas em uma haste, no arranjo do cone da alcachofra, do abacaxi, ou no desenrolar da samambaia.

    E essa foi a grande descoberta de Fibonacci, um homem que certamente mostrou seu amor pela matemática e apresentou a todos o gênio que estava se erguendo naquela época. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marie Crous