Marie Sophie Germain Nasceu em Paris – França no dia primeiro de abril de 1776, seus pais eram Marie Madelaine Gruguelin e de Ambroise François. Seu pai era comerciante e tinha uma biblioteca em casa. Marie lia e tirava nota de todos os livros da biblioteca de seu pai, e assim foi ficando cada vez mais fascinada pela matemática.

Marie Sophie despertou ainda mais para a matemática quando começou a ler o livro História da Matemática, de Jean-Étienne Montucla e se aprofundou na teoria dos números - o livro continha grandes descobertas de Arquimedes. Além da História da Matemática Sophie também se aprofundou nos trabalhos de Leonhard Euler e Isaac Newton, contribuindo com experimentos como a teoria da elasticidade.

Como naquela época não era permitido a presença de mulheres nos cursos de matemática, Marie tornou-se autodidata  e por causa do grande preconceito existente, teve a ideia de corresponder-se com os grandes matemáticos da época, Joseph Louis Lagrange, Adrien Marie Legendre e Carl Friedrich Gauss, por meio de pseudônimos, ela acreditava que desse modo seus trabalhos seriam valorizados.

Marie Sophie correspondia-se muito com Lagrange, e acabou fazendo descobertas a respeito dos problemas existentes na obra “Essai sur le Théorie des Nombres” – 1798 e Lagrange como o primeiro a reconhecer as habilidades de Marie Sophie, pôs as descobertas dela na segunda edição do livro. Além de Lagrange Sophie também se comunicava muito com Gauss e acabou influenciando no trabalho sobre os resultados do "Último Teorema de Fermat". Além disso, também  apresentou três trabalhos científicos  recebendo o prêmio Institut de France.

Marie Sophie Germain morreu em 27 de junho de 1831. Antes de Marie morrer, Gauss a tinha recomendado para cursar um doutorado na universidade de Göttingen, porém morreu antes de cursar. Em seu centenário, uma rua e uma escola para garotas foram nomeadas em sua homenagem. A Academia de Ciências de Paris anualmente remunera as pessoas que recebem o prêmio Sophie Germain na área de matemática.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marie Crous

Leonardo Fibonacci