Sophia Korvin-Krukovsky, nascida na Rússia em 1850 era de uma família nobre, seu pai, Vasily Korvin-Krukovsky, era general do exército russo e sua mãe, Yelizaveta Shubert, era de uma família de intelectuais alemães. Quando Sophia Korvin era criança vislumbrou -se com as notas de aula de Mikhail Ostrogradsky sobre cálculo diferencial e integral, essas notas faziam parte do papel de parede de uma sala na propriedade de sua família.

Como naquela época as universidades russas ainda não admitiam mulheres Sophia estudou com tutores particulares e se casou por conveniência com um estudante de paleontologia.

Em sua família tinha os matemáticos eram seu avô e seu bisavô materno. Além disso, a irmã de Sophia Korvin, Anne Jaclard, era uma grande defensora do socialismo e do feminismo. Como há variações de transliteração de seu nome, em suas publicações Sophia geralmente assinava como Sophie Kowalevski  ou Kowalevsky.

Em 1869 Sophia se muda para Heidelberg, onde conseguiu permissão para cursar matemática na universidade de Heidelberg. Ela também tentou ir para Viena e Berlim. Em Berlim teve aulas particulares, com Karl Weierstrass por quatro anos (1870 - 1874), pois lá também não era permitido a presença de mulheres nas universidades. Mesmo com as dificuldades em relação a discriminação da mulher nas universidades, Sophia conseguiu um diploma e apresentou  seu trabalho sobre equações diferenciais parciais, este trabalho isso lhe proporcionou um doutorado, mesmo sem frequentar as aulas na universidade.

Em 1883, seu marido suicidou-se fazendo com que ela voltasse para Berlim com sua filha. Quando Sophia voltou para a Rússia teve uma filha e começou a escrever novelas. Em 1888, obteve o prêmio Prix Bordin da Academie Royale des Science Francesa, devido a uma de suas pesquisas que mostravam o movimento dos anéis de saturno. Ela também ganhou um prêmio da Academia Sueca de Ciências em 1889 e foi a primeira mulher indicada para uma cadeira na universidade da Europa e da Rússia. Sophie morreu de gripe em 1891 e antes de sua morte Sophie publicou em cerca de 10 artigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marie Crous

Leonardo Fibonacci