Gottfried Wilhelm Von Leibniz (1646 - 1716)

Leibniz, nasceu em Leipzig, Alemanha, no dia 1° de julho de 1646. Filho de jurista e professor da universidade local. Órfão de pais aos 6 anos de idade, foi em grande parte o responsável pela própria educação. Assim é que, revelando extrema precocidade intelectual, ainda quando criança conseguiu aprender latim e grego sozinho.

Já graduado em direito em Leipzig, em 1667 obteve o grau de doutor em filosofia na Universidade de Altdorf com a tese Ars combinatoria (A arte das combinações), uma tentativa de criar um método universal de raciocínio, através de uma espécie de cálculo, numa antecipação da álgebra de Boole do século XIX. Mas sua formação matemática ainda era precária, como ele próprio reconheceria futuramente.

Esta tese lhe valeu um convite para ser professor de Direito na própria Universidade de Altdorf. Mas sua inspiração era a carreira pública diplomática, que efetivamente veio a exercer por toda a vida, os últimos 40 anos junto à corte de Hanover.

A primeira missão diplomática de Leibniz no exterior, que acabou se estendendo de 1672 a 1676, em Paris, politicamente não deixou marcas, no campo da matemática foi da mais alta importância.  Dois fatores que pesaram muito nesse sentido foi a amizade que Leibniz travou com Huygens, que na época morava em Paris e se tornou seu orientador em matemática; e uma viagem que fez a Londres em 1673, na qual tomou conhecimento da obra de Barrow e, talvez da primeira versão do cálculo de Newton ( aí o embrião da futura controvérsia). Na segunda ida a Londres em 1676, Leibniz já desenvolvera os principais aspectos e notações de seu cálculo.

Se para Newton a ideia central do cálculo era a taxa de variação (velocidade), para Leibniz era a de diferencial. Embora sem dar uma definição precisa, diferencial para Leibniz era uma diferença entre dois valores infinitamente próximos de uma variável. Muito mais preocupado do que Newton com a simbologia, fórmulas e regras, Leibniz acabou optando pela notação dx,dy,... para as diferenciais de x, y, ..., respectivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marie Crous

Leonardo Fibonacci