LEONHARD EULER  (1707-1783)

                                                     


Leonhard Euler foi um importante matemático e cientista suíço, considerado considerado um dos maiores estudioso da matemática em sua época. Sua contribuição teve foi um dos pilares na introdução à análise dos infinitos, obra que constitui um dos fundamentos da matemática moderna.

Leonhard Euler nasceu no dia 15 de abril de 1707, na cidade de Basileia, Suíça. Seus pais Paul Euler e Margaret Brucker. Euler foi educado por seu pai que lhe ensinou os primeiros conceitos da matemática e com sete anos começou estudar com um professor particular e a ler diversos textos.

Em 1720, com 13 anos de idade começou a estudar  e se preparar para o curso de teologia na Universidade de Basel e em 1723, recebeu o grau de Mestre em Artes, com uma dissertação que comparava os sistemas  de Filosofia Natural de Newton e Descartes.

Para fazer a vontade de seus pais, Leonhard Euler, matriculou-se na Faculdade de Teologia.  Muito religioso, ele não mostrava entusiasmo com o estudo de Teologia e nas horas vagas se dedicava ao estudo da matemática  e foi com o incentivo do matemático Jean Bernoulli que Euler ingressou no curso de matemática, concluindo em 1726.

Euler em toda sua vida, publicou 560 livros e artigos, número que se aproxima de 800, se contabilizar os manuscritos publicados após sua morte. Em 1766 ficou totalmente cego, mas continuou sua produção matemática, até o final de sua vida.

Euler foi responsável pela introdução de diversos símbolos empregados na escrita matemática. A letra "e", para o número cujo logaritmo hiperbólico vale 1, dando referência, a primeira palavra da exponencial e na geometria Euler estabeleceu a convenção de usar letras minúsculas "a, b e c", para os lados de um triângulo, e letras maiúsculas "A, B e C" para os ângulos opostos e para a teoria de probabilidades, introduziu a notação [p/q], o que hoje denotamos (n/p) = n!/p!(n - p).

A sua obra Introduction in analisin infinitorum( Introdução à análise do infinito), de 1748, Euler estudou séries infinitas tais como as de e x,  sen x e cos x, com a famosa relação e ix = cos x + i sen x. Ele também definiu que uma função era uma expressão obtida a partir das operações básicas conhecidas em seu tempo como os polinomiais, exponenciais, logaritmos, trigonométricas e trigonométricas inversas e Euler procurou caracterizar as funções de acordo com o modo que eram geradas, entre algébricas e transcendentes, uniforme e multiforme, explícitas e implícitas, e a notação f(x), para a função de x.

No seu livro Institutiones calculli e differentialis(Fundamentos do cálculo diferencial), de 1755 e nos três volumes de Institutiones calculli integrales(Fundamentos de cálculos integral), publicado entre 1768 e 1774, apresentou um tratamento mais exaustivo da teoria de cálculo. Euler também desenvolveu a teoria de equações diferenciais, a distinção entre equações "lineares", "exatas" e homogêneas, adotada na atualidade nos cursos elementares de equações diferenciais.

Quando Euler morreu, ainda em plena atividade, sua fama já se espalhara por toda a Europa e ele foi considerado o " Mestre dos Matemáticos" do século XVIII.

Leonhard Euler faleceu em São Petersburgo, Rússia, no dia 18 de setembro de 1783. Seu legado deixado, fez, está fazendo e fará a diferença no ensino da matemática, com suas teorias e publicações que nos faz compreender o sentido em compreender e aprender matemática. 

  

  

  



 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marie Crous

Leonardo Fibonacci