Mary Fairfax Somerville (1780 - 1872)



Mary Fairfax Somerville foi uma cientista e escritora científica escocesa. Estudou matemática e astronomia, tendo sido a primeira mulher nomeada para a Royal Astronomical Society.

Mary Fairfax Somerville nasceu no dia 26 de dezembro de 1870 em Jedburgo, Escócia, filha de Margaret Charles e do vice almirante da Marinha Real Willian George Fairfax. Passou a infância em Burntisland, perto da costa norte da Escócia. Aprendeu a ler e a fazer contas por insistência do pai.

Aos 24 anos de idade casou-se com um homem pouco interessado nos anseios intelectuais de uma mulher, mas seu marido faleceu depois de três anos de casamento, deixando uma substancial importância em  dinheiro, o que propiciou a ela a oportunidade de comprar livros de matemática. Mary  se casou novamente, desta vez com um homem que via com bons olhos as atividades intelectuais.

Mary Somerville, estudou sozinha o Traité de Mécanique Céleste e foi convencida pela Sociedade para a Difusão do Conhecimento Útil a escrever uma exposição popular dessa grande obra. 

Com quase 50 anos de idade e com pouca preparação formal, sua exposição(concluída em 1830 e intitulada The Mechanisms of the Heavens) foi tão brilhante que alcançou várias edições, tornando-se a leitura obrigatória para estudantes de matemática das universidades britânicas por quase um século. Esse trabalho contém conteúdos matemáticos e diagrama que tornam compreensível a difícil obra de Laplace.

O embasamento matemático, publicado em 1832 com o título" A Preliminary Dissertation on the Mechanisms of the Heavens, onde há evidência das absurdas dificuldades enfrentadas por mulheres no século XIX, a história segundo a qual a jovem Mary Somerville, para ter um exemplar dos Elementos de Euclides que tanto desejava, teve que pedir a um irmão para comprá-lo numa livraria, uma vez que Euclides era considerado uma leitura imprópria para jovens do sexo feminino.

Até a sua morte, aos 92 anos de idade, Somerville não parou de trabalhar. O Somerville College, um dos cinco colleges para mulheres de Oxford, tem esse nome em homenagem a ela.

Mary Fairfax Somerville faleceu em Nápoles, na Itália, no dia 29 de novembro de 1872. No ano seguinte, sua autobiografia foi publicado, cerca de 10 mil objetos que compõem a coleção Somerville da Biblioteca e no Somerville College, em Oxford, com escritos e trabalhos publicados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marie Crous

Leonardo Fibonacci