Pierre-Simon, Marquis de Laplace (1749 -1827)


Pierre-Simon, Marquês de Laplace, nasceu em 23 de março de 1749 – Paris Beaumont – en – Auge, foi matemático, astrônomo e físico e se dedicou a astronomia matemática. Laplace foi eleito membro da Royal Society em 1789, devido a sua obra Mécanique Céleste - Mecânica Celeste, (1799-1825) que reuniu o trabalho de vários cientistas. Ele também formulou a equação de Laplace que foi um operador diferenciado utilizado por ele em Matemática Aplicada.

Laplace se tornou conde do império em 1806 e foi nomeado marquês em 1817, passou boa parte da vida estudando física e raciocínio lógico indutivo. Uma fórmula que ficou bem conhecida devido ao sistema criado por ele, que diz respeito a teoria da probabilidade é a regra de sucessão, onde apresenta a probabilidade de que um próximo processo seja bem-sucedido.

O estudo de Laplace sobre probabilidade ficou tão conhecido que estudiosos posteriores a ele deram a uma de suas teorias o nome de demônio de Laplace. Onde, o demônio de Laplace é um personagem imaginário que tem o poder de ouvir as propriedades iniciais de todas as partículas da natureza e do universo com tal precisão que pode aplicar as leis naturais que adivinhar o que vai acontecer instantaneamente ou em grande tempo; de movimento preciso para uma obra de arte, ou seja, esse demônio é determinista e poderoso.

Laplace também se dedicou ao estudo sobre os harmônicos esféricos que representam a variação espacial de um conjunto ortogonal de soluções, quando a solução é expressa em coordenadas esféricas. Esses estudos são de suma importância para a física atômica em relação a teoria do potencial, tanto no campo gravitacional quanto na eletrostática.

Os estudos de Laplace também auxiliaram na medicina. especialmente no entendimento da tensão superficial do sistema cardíaco e respiratório. Além disso ele Laplace era um grande observador das estrelas e esteve próximo a propor um conceito de buraco negro. Ele também estudou sobre os determinantes, propôs uma redução da solução para equações diferenciais lineares e diferencial parcial linear. Foi o primeiro a determinar os valores de um número das integrais definidas, mais comuns e o primeiro a mostrar explicitamente por que a teoria do movimento vibratório de Newton dava um valor errado para a velocidade do som.

Como Napoleão Bonaparte era fascinado pela ciência, ficou curioso quando ouviu falar sobre o trabalho de Laplace, pois boatos diziam que sua obra não havia sequer uma menção de Deus para as explicações do universo. Assim, Laplace fez com que Napoleão aceitasse uma cópia de seu trabalho. Depois de um tempo, Napoleão deu o posto de primeiro-ministro do interior à Laplace, pois Napoleão , que desejava o apoio de homens da ciência, porém, a carreira política de Laplace durou menos de seis semanas, mas com um acordo foi elevado ao senado.

Sendo assim, Laplace morreu em Paris, em 1827 , em Paris - França.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marie Crous

Leonardo Fibonacci